segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Não espante seus clientes.


Desde o inicio dos anos 90, o varejo brasileiro tem colocado como foco principal das atenções o atendimento a clientes. Não que isto não fosse importante antes, mas existe o aumento da concorrência e a demanda por produtos cada vez melhores, não permitindo que empresas deixem o atendimento em segundo plano. 
Os varejistas já entendem que atender bem deixou se ser apenas uma estratégia e passou a ser quesito de sobrevivência. Mas sabe-se que a ideia de satisfazer plenamente o consumidor pode ser diferente quando entramos em uma loja.
No processo de compra existe uma importante fase de absorção através dos sentidos humanos, que não deve ser perturbada. 

O modo de falar do vendedor também pode ser um ponto negativo, gírias ou tratamentos pessoais forçados podem “ofender” a capacidade intelectual do cliente. O bom vendedor procura agir de forma natural, transmitindo segurança e tranqüilidade ao comprador. Os vendedores devem ainda tomar muito cuidado com as promessas que fazem aos clientes.
O empresário preocupado e focado na redução das atitudes negativas, que geram perdas diárias de clientes, estará mais preparado para enfrentar os grandes desafios proporcionados pelo varejo nos próximos anos.

Fonte: Revista Lojas e Lojistas.
Autor: Gustavo Carrer I. Azevedo.

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