Desde o inicio dos anos 90, o varejo brasileiro tem colocado como foco principal das atenções o atendimento a clientes. Não que isto não fosse importante antes, mas existe o aumento da concorrência e a demanda por produtos cada vez melhores, não permitindo que empresas deixem o atendimento em segundo plano.
Os varejistas já entendem que atender bem deixou se ser apenas uma estratégia e passou a ser quesito de sobrevivência. Mas sabe-se que a ideia de satisfazer plenamente o consumidor pode ser diferente quando entramos em uma loja.
No processo de compra existe uma importante fase de absorção através dos sentidos humanos, que não deve ser perturbada.
O modo de falar do vendedor também pode ser um ponto negativo, gírias ou tratamentos pessoais forçados podem “ofender” a capacidade intelectual do cliente. O bom vendedor procura agir de forma natural, transmitindo segurança e tranqüilidade ao comprador. Os vendedores devem ainda tomar muito cuidado com as promessas que fazem aos clientes.
No processo de compra existe uma importante fase de absorção através dos sentidos humanos, que não deve ser perturbada.
O modo de falar do vendedor também pode ser um ponto negativo, gírias ou tratamentos pessoais forçados podem “ofender” a capacidade intelectual do cliente. O bom vendedor procura agir de forma natural, transmitindo segurança e tranqüilidade ao comprador. Os vendedores devem ainda tomar muito cuidado com as promessas que fazem aos clientes.
O empresário preocupado e focado na redução das atitudes negativas, que geram perdas diárias de clientes, estará mais preparado para enfrentar os grandes desafios proporcionados pelo varejo nos próximos anos.
Fonte: Revista Lojas e Lojistas.
Autor: Gustavo Carrer I. Azevedo.
Autor: Gustavo Carrer I. Azevedo.
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