quarta-feira, 26 de junho de 2013

Qualidade do Produto, como identificar?

O termo qualidade pode ser enxergado de diversas dimensões. Sendo um conceito multidimensional que pode se tornar uma grande arma competitiva.
Todo empreendedor sabe que o fator qualidade a oferta de produtos ou serviços, é indispensável para a sobrevivência de qualquer organização.

As Dimensões da Qualidade

Desempenho: esta dimensão se refere às características primárias de um produto. Para um automóvel seria, por exemplo, a aceleração, velocidade final, nível de conforto, etc.
Características Acessórias: são os adicionais, os detalhes, o supérfluo que valoriza o produto. O drink grátis no vôo de carreira, o volante regulável no automóvel, a beleza da recepcionista no hotel.
Confiabilidade: reflete a probabilidade de o produto falhar em determinado período de tempo. Um produto com reputação confiável obtém boa vantagem competitiva.
Conformidade: diz respeito ao grau em que as peças  executadas correspondem ao projeto. É trabalhando sobre esta dimensão que se obtém ganhos de produtividade, redução de trabalho, diminuição de custos. É o ''fazer certo, da primeira vez''. É possível, que nesta dimensão, uma Ferrari e um Uno tenham o mesmo nível de qualidade.
Durabilidade: é a medida da vida do produto, bastante ligada a confiabilidade e muito valorizada em diversos tipos de produtos.
Atendimento: refere-se à velocidade, cortesia e competência nos serviços de pós-vendas. Os consumidores não estão apenas  preocupados com a eventual quebra do produto, mas também com o tempo decorrido entre o problema e a solução.
Aparência: é uma dimensão bastante subjetiva e diz respeito à maneira com que o consumidor enxerga o produto. Pode ser mais ou menos importante, dependendo do mercado visado.
Qualidade Percebida: é a mais subjetiva das dimensões e associa-se a uma série de fatores combinados - aparência, robustez, tradição, publicidade, marca, reputação. É aquela dimensão que se manifesta quando alguém olha para um produto e diz: - A gente sente que é coisa boa! É explorada na linha de comerciais do tipo: tal coisa ''não é nenhuma Brastemp'', até hoje lembrados.




- See more at: http://www.endeavor.org.br/artigos/operacoes/gestao-de-qualidade/o-que-realmente-significa-qualidade-do-produto#sthash.J9ZHPZaK.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário