Tratar bem a nata do seu mercado (seus clientes) é algo que determina diretamente o sucesso (ou não ) de seu produto ou serviço e, obviamente, a sobrevivência da sua empresa.
Separamos 8 passos sobre como fazer seu cliente mais feliz, menos estressado e satisfeito por adquirir seu produto.
1 . Exemplo de tratamento de opinião sobre os clientes vai de cima para baixo: É impossível pedir que qualquer funcionário trate bem os clientes se o dono ou chefe não dão o devido valor.
2. Foco nos pontos que seu produto melhora a vida do seu cliente: Além de garantir o valor agregado do seu produto para seu cliente, você precisa garantir que ele consiga usá-lo da melhor forma.
3. Atenção, atenção e mais atenção: Seus clientes são pessoas. Por mais que seja em nome de uma empresa, você sempre lidará com pessoas e, por isso, dar atenção nunca é demais.
4. Ouvindo clientes bravos: Se você pensa que seu produto é perfeito, provavelmente esta sonhando. Clientes bravos sempre existirão e, para lidar com eles, você precisa dar mais atenção ainda.
5. Assuma, não fuja e resolva o problema: Problemas sempre existirão e sua função é resolvê-los.
6. Prometa pouco, entregue muito: Ser surpreendido positivamente sempre conta pontos para a felicidade do cliente e para sua reputação.
7. Contrate bem, treine melhor ainda: Preparação e treinamento não fazem milagres, mas com certeza evitam grande parte dos possíveis problemas.
8. Integre o "Relacionamento com cliente" ao bolo todo: Se os responsáveis por lidar com reclamações não souberem a essência e processo do seu produto, eles não poderão ajudar ninguém.
Fonte: Portal Saia do Lugar, por Luiz Piovesana
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