Para Roberto Fermino, o relacionamento com clientes deve ser mais do que uma ponte que liga dois elementos, ele deve ser considerado um muro, em que o relacionamento será a união entre todas as partes.
Fermino nos apresenta 5 mitos que você deve considerar quando for criar um relacionamento com seu cliente. São eles:
1- Fidelização de cliente
O máximo que existe é cliente que “Prefere e Recomenda”. Se ainda estiver pensando num casamento empresa/cliente, “até que a morte os separe”, cuidado! A morte pode ser a da sua empresa.
2- Cliente tem sempre razão
Não tem jeito, por mais que você tente manter a satisfação dos seus clientes, alguns, simplesmente, não se adaptam aos seus produtos.
3- Cliente é rei
Na maioria dos casos é mesmo. Mas quero comentar de um tipo característico de cliente: o Mala. Aquele que reclama por esporte não importa o quanto você tente agradá-lo.Se você estiver fazendo seu trabalho direito, sua própria rede se engajará em neutralizar este problema.
4- Cliente só sabe reclamar
É duro! Mas a verdade é que a cultura brasileira não tem o hábito de elogiar. Se você satisfez seu cliente, o que ele vai dizer é: “não fez mais que a obrigação!”.
5- Cliente não sabe o quê quer
Não é bem assim. O cliente sabe manifestar sua insatisfação. Quando ele reclama, não adianta você vir com uma solução pré-fabricada. Relacionamento não é razão, é sentimento. Nem pense em passar seu cliente pra trás.
Texto publicado por: Roberto Fermino, publicado no portal saiadolugar.com.br
http://www.saiadolugar.com.br/dia-a-dia-do-empreendedor/os-mitos-do-relacionamento-com-o-cliente/
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