Por: Marcelo Caetano – palestrante
Vendedores ruins seguem uma
curva de vendas que chamo de “a curva do desespero”. Ela é mais ou menos assim:
Note
que as vendas começam lentamente no início do mês, mas após o vigésimo dia têm
um crescimento acentuado. Isso significa que, em vez de procurar uma venda
consistente e planejada durante todo mês, o vendedor (ou a equipe) representado
no gráfico sentiu um frio na barriga ao notar que o dia 20 se aproximava e
começou a correr para atingir a meta do mês.
Essas
vendas, feitas na correria e, principalmente, aquelas realizadas perto do dia
30 têm algumas características muito especiais e desastrosas:
1. Descontos
mais altos – As
vendas realizadas no aperto têm um maior índice de descontos, já que o vendedor
faz qualquer negócio para atingir a meta.
2. Custo
mais alto – Os
custos das vendas realizadas nesse período são mais altos. Explico o motivo: é
comum o vendedor atravessar toda sua região para visitar aquele cliente que
está distante, pois sabe que ele irá comprar. Com isso, gasta mais tempo,
combustível e compromete toda a rota de atendimento.
3. Qualidade
mais baixa – A
venda a qualquer preço e a necessidade de chegar ao objetivo fazem com que os
vendedores empurrem as mercadorias para os clientes.
4. O
ciclo negativo – Isso
gera a repetição do ciclo, já que o vendedor terá seus clientes estocados, e
sua venda no início do próximo mês estará novamente comprometida.
5. Fim
da prospecção – Como
novos clientes exigem um maior número de visitas e o objetivo, no momento do
desespero, é vender, o vendedor deixa de prospectar clientes e passa a vender
sempre para os mesmos, o que gera uma possibilidade de queda nas suas vendas
futuras.
Todos
esses fatores geram um verdadeiro desastre em vendas, comprometendo a saúde
financeira da empresa, do vendedor e do líder da equipe, que tem seu coração
testado todo fim de mês.
O que
podemos fazer para evitar que isso aconteça?
Reeducar sua equipe é a única saída para que essa curva seja revertida. Algumas atitudes podem e devem ser tomadas, vejamos:
Reeducar sua equipe é a única saída para que essa curva seja revertida. Algumas atitudes podem e devem ser tomadas, vejamos:
» O primeiro passo deve ser
sempre a educação através do treinamento, demonstrando esse gráfico e
explicando os itens explanados nos tópicos acima.
» Premiar as vendas que acontecem
nas primeiras semanas do mês.
» Desenvolver metas semanais ou
diárias de vendas.
» Mudar a data de fechamento do
mês. Algumas empresas, por mais que pareça estranho, criam meses “fictícios” de
20 ou 35 dias para tirar o foco do dia 30 ou 31. É ousado, mas, em último caso,
pode funcionar.
Se as
suas vendas ou as de sua equipe estiverem formando a “curva do desespero”,
preste atenção, não se acostume e, imediatamente, tome atitudes para mudar esse
quadro. Sua lucratividade vai agradecer e seu coração também.
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